fbpx
Conferência sobre setor do mobiliário na FEP

Conferência sobre setor do mobiliário na FEP

No passado dia 24 de outubro, a Associação Empresarial de Paços de Ferreira participou, em conjunto com algumas empresas associadas, numa conferência sobre desenvolvimento do setor do mobiliário, organizada pela Faculdade de Economia do Porto (FEP).

Pedro Oliveira da Sarimóveis, Sérgio Barbosa da Móveis Barbosa Neto, Samuel Santiago da Móveis Jota Barbosa e Mário Silva da AM Classic Furniture falaram acerca dos desafios que enfrentam atualmente, nomeadamente no âmbito da internacionalização e do reconhecimento da marca portuguesa no setor.

“Bom design, bom produto e bom serviço”. Foi desta forma que os empresários resumiram aquilo que é a industria do mobiliário de Paços de Ferreira. O setor do mobiliário apresenta um crescimento sustentado, para o qual Paços de Ferreira contribuiu positivamente. Em termos de valores absolutos, em maio de 2017 as exportações do sector do mobiliário atingiram o patamar dos 816 milhões de euros.

Este crescimento tem obrigado os empresários a uma adaptação aos novos mercados e a gerir as dificuldades de empresas que são, na sua maioria, familiares. Um dos grandes desafios passa por atrair mão-de-obra qualificada. “O tecido empresarial de Paços de Ferreira é composto por empresas familiares, por pessoas que têm gosto nisto. Por isso, o nosso grande desafio é atrair jovens para este setor”, referiu Mário Silva.

Pedro Oliveira acredita que trazer pessoas novas para o setor, passa por oferecer novas perspetivas de empregabilidade: “Não há uma aposta nas Universidades e isso é essencial para o futuro do setor. E é também necessário mudar a forma de gestão das empresas, para nos adaptarmos à concorrência e aos mercados externos que são, atualmente, os mais importantes para nós”. Samuel Santiago frisou também a necessidade de haver cursos vocacionados para a formação de mão-de-obra qualificada, para dar resposta a uma lacuna do setor. “Às vezes procuramos designers ou técnicos específicos para operar algumas máquinas e eles não existem”, acrescentou Sérgio Barbosa.

O futuro passa por dar continuidade à política de internacionalização, conquistando cada vez mais mercados externos. Desde 2000 que a AEPF desenvolve atividades de promoção do tecido empresarial no estrangeiro. Desde Missões Empresariais a participações coletivas em feiras no estrangeiro, passando ainda por convidar importadores a visitarem Paços de Ferreira.

O Diretor Executivo da AEPF, João Pedro Begonha, relembrou o importante papel que as Associações têm na constituição de um tecido empresarial forte, coeso e qualificado para enfrentar a concorrência dos mercados externos.

Embora reconheçam que há necessidade de um investimento forte no marketing, na prossecução deste objetivo, Samuel Santiago defende que a forma mais fácil de chegar a potenciais compradores continua a ser a participação em feiras: “As pessoas gostam de cheirar, tocar, sentir os móveis. Isso funciona, mas falta o follow-up dos contactos que fazemos”.

A conferência aconteceu no âmbito do projeto Competitiveness Research Unit (CRU) dedicado ao tema ‘Competitividade’ e aplicado ao setor da Indústria do Mobiliário. Para os alunos de metrados da FEP que estão a trabalhar em teses sobre o tema, esta foi uma excelente oportunidade única para aprofundarem os seus conhecimentos.