A Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, a Junta de Freguesia de Paços de Ferreira e a Junta de Freguesia de Freamunde voltam a juntar-se para trazer o Paços de Natal à rua. Contemplando diversas actividades, o programa, apresentado no passado dia 14 de novembro, tem como objetivo dinamizar o comércio local e atrair potenciais clientes.

 

Depois do sucesso da primeira edição, o Paços de Natal está de volta com muitas novidades e  novas sinergias. O programa contempla atividades para os mais pequenos, concursos, experiências gastronómicas e um Stock-off de Natal.

“Delineamos um programa diversificado para animar as ruas da cidade e dinamizar o comércio local. Não conseguimos estar em todas as ruas, mas conseguimos, com algumas das iniciativas, reunir todo o comércio local num só espaço e atrair, de forma mais efectiva, potenciais clientes. A tenda ‘Aqui também é Natal’, no Jardim Municipal é um ponto central onde as pessoas se vão encontrar, pelo conforto do espaço, que é climatizado, e pela oferta de serviços e animação”, defende o presidente da AEPF, Rui Carneiro.

O Stock-off de Natal, um mercado no centro da cidade, acontece de 6 a 9 de dezembro no Jardim Municipal de Paços de Ferreira e reúne um conjunto de empresas com diferentes produtos e serviços a preços convidativos. Uma excelente oportunidade para fazer as compras de Natal num só espaço.

O Concurso de Montras vai pôr à prova a criatividade dos comerciantes do concelho e eleger a árvore de Natal mais original. Com início a 1 de dezembro, as montras vão estar destaque numa votação online no Facebook da AEPF até 23 de dezembro e serão, ainda, avaliadas por um painel de júris.

Mas há iniciativas que se repetem como o Concurso do Melhor Bolo-Rei. As provas do júri acontecem a 7 de dezembro e os vencedores serão divulgados no site e Facebook da AEPF dia 8 de dezembro.

No plano gastronómico, o Natal volta a ser a época de eleição para a Festa do Chocolate que acontece de 19 a 23 de dezembro no Jardim Municipal, e para a Feira dos Capões a 13 de dezembro, em Freamunde.

Porque esta quadra é especial para as crianças, entre 1 e 16 de dezembro os mais pequenos podem escrever uma Carta ao Pai Natal e colocá-la num dos dois marcos criados para o efeito (nas Juntas de Freguesia de Paços de Ferreira e de Freamunde). A carta mais original de cada um dos marcos será premiada. O Pai Natal chegará a Paços de Ferreira no dia 8 de dezembro e promete distribuir ‘miminhos’ e muitos sorrisos no Jardim Municipal. Já no fim-de-semana de 15 e 16 de dezembro, Freamunde terá as tardes mais divertidas com insufláveis e a chegada do Pai Natal.

O Natal também é solidário e, por isso, está prevista a recolha de roupa, brinquedos e alimentos para Instituições de Solidariedade Social do concelho. Os bens poderão ser entregues num espaço criado para o efeito – Lugar dos Sonhos – nas Juntas de Freguesia de Paços de Ferreira e de Freamunde, durante todo o mês de dezembro.

 

PROGRAMA COMPLETO

1 a 16 de dezembro 
Cartas de Natal
Local: JF Freamunde / JF Paços de Ferreira


1 a 23 de dezembro
Concurso de Montras  | Árvores de Natal


1 a 31 de dezembro
Natal Solidário | Lugar dos Sonhos
Local: JF Freamunde / JF Paços de Ferreira


6 a 8 de dezembro
Stock-off de Natal
Local: Jardim Municipal de Paços de Ferreira (Tenda ‘Aqui Também é Natal’)


7 de dezembro
Concurso do Melhor Bolo-Rei e Melhor Chocolate Quente


8 de dezembro
Chegada do Pai Natal
Local: Jardim Municipal de Paços de Ferreira (Tenda ‘Aqui Também é Natal’)


13 de dezembro
Feira de Santa Luzia - Feira dos Capões
Local: Freamunde


15 de dezembro
Chegada do Pai Natal
Local: Freamunde (Tenda das Sebastianas)


15 e 16 de dezembro
Natal das Crianças | Insufláveis
Local: Freamunde (Tenda das Sebastianas)


19 a 23 de dezembro
Festa do Chocolate
Local: Jardim Municipal de Paços de Ferreira (Tenda ‘Aqui Também é Natal’)


Janeiro (data a definir)
Concerto de Ano Novo
Entrega de Prémios Concurso de Montras, Bolo-Rei e Chocolate Quente
Vencedores da Carta ao Pai Natal
Local: Paços de Ferreira