fbpx
Testemunho Maria da Paz

Testemunho Maria da Paz

Cumpre-me, aqui, deixar o meu testemunho enquanto formadora de LC – Linguagem e Comunicação e de LC – LE-A e LC – LE-B no curso EFA Cuidador/a de Crianças e Jovens na Associação Empresarial de Paços de Ferreira.

Embora lecione duas línguas (Português como língua materna e Inglês), indiscutivelmente, facilita bastante a comunicação trabalhar na língua materna, pois as interações tornam-se mais ricas e produtivas. Paralelamente, também gosto de dar o meu contributo, sempre que possível, em termos de produção escrita, já que considero que a transversalidade entre os módulos é profícua e enriquecedora.

No concernente à especificidade dos módulos, agrada-me muito poder contribuir para a melhoria das competências dos meus formandos, embora eles nunca cá cheguem como tábulas rasas. Trata-se, na verdade, de uma simbiose já que o formador também adquire conhecimentos a partir das experiências de vida dos seus formandos.

De facto, a faixa etária dos formandos aporta consigo todo um leque de experiências ricas e diversificadas que, quando apresentadas no seu conjunto, enriquecem ainda mais o grupo enquanto pessoas, tornando possível perceber-se o respeito pela diferença e a dignidade de cada profissão.

Da turma em apreço, cumpre-me dizer que é pautada pelo interesse, curiosidade, generosidade e um grande respeito tanto pelos seus colegas como pelos formadores e demais staff da instituição, sendo muito fácil trabalhar com a mesma. Direi ainda, um grande privilégio.

Procuro tornar as aulas dinâmicas, em conformidade com os conteúdos trabalhados, dando sempre lugar à reflexão e à livre manifestação de opinião, pois a pluralidade é uma mais-valia inquestionável.

A par dos conteúdos programáticos, creio que é muito importante, neste tipo de curso, contribuir para a formação de adultos cientes do mundo que os rodeia, podendo dar-lhes a voz que alguns deles nem sempre tiveram. Ao mesmo tempo, trata-se de trazer à “escola” pessoas que há muito deixaram de estudar e têm de sentir que os tempos atuais são outros e a relação entre as partes é muito mais leve e estreita, embora o respeito impere da mesma forma.

Há ainda que referir o ambiente de cordialidade entre todos os elementos que compõem o staff da Associação e com os quais mais diretamente me relaciono, sendo que todos os pedidos são satisfeitos com a maior das brevidades.

As salas de formação possuem condições excelentes além de todos os equipamentos necessários para a colocação em prática do nosso trabalho. Quase me atrevo a dizer que me sinto em casa, sendo garantido que trabalhar aqui é além do exercício das minhas funções um grande prazer!

Maria da Paz