fbpx
“A formação profissional é um veículo importante para o aumento da produtividade e eficiência”

“A formação profissional é um veículo importante para o aumento da produtividade e eficiência”

Ao abrigo da Lei 93/2019, os trabalhadores têm direito a um número mínimo de quarenta horas de formação, por ano, sendo que o não cumprimento da legislação está sujeita ao pagamento de coima. Além disso, é referido no Código do Trabalho que as horas de formação que não sejam asseguradas pelo empregador transformam-se em crédito de horas que confere o direito a retribuição e conta como tempo de serviço efetivo.

Com o intuito de auxiliar as nossas empresas no cumprimento da lei, a Associação Empresarial de Paços de Ferreira disponibiliza um plano de formação totalmente gratuito e ajustável a cada entidade.

Na Laskasas, associado nº 1062 da AEPF, o plano de formação foi visto como uma ferramenta que permite tornar a empresa mais produtiva e eficiente, sendo que para os colaboradores serviu como uma forma de os valorizar. Em entrevista ao Jornal do Empresário, Antónia Venda, People & Talent Director na Laskasas, falou sobre a experiência da empresa com os planos de formação.


Porque é que a Laskasas decidiu avançar com um plano de formação para os seus colaboradores?
Sendo o talento humano o capital mais importante das organizações, reter e captar o melhor talento, impulsionar o engagement e desenvolver as competências dos nossos colaboradores são fatores críticos de sucesso. O desenvolvimento
de competências, para além de impulsionar a produtividade e eficiência em toda a organização, mantém as nossas Pessoas atualizadas no mundo do trabalho e capacita-os a trazerem-nos soluções inovadoras e diferenciadoras.

Porque decidiram fazê-lo com a AEPF?
Esta parceria com a AEFP faz todo o sentido quer pela relação de confiança conquistada ao longo dos tempos, como também pela flexibilidade que demonstram em se ajustarem às nossas necessidades e também pelo know-how que têm demonstrado.

Como têm decorrido as formações na Laskasas?
Bem, conforme seria expectável, desde as competências da entidade formadora, à escolha dos formadores, não esquecendo o apoio administrativo que nos têm dado para que tudo corra conforme o previsto.

Quantos colaboradores estão envolvidos na formação?Na formação de empilhadores tivemos cerca de 28 trabalhadores, já na formação de Excel tivemos 22 trabalhadores na primeira turma e 23 na segunda turma, que ainda está a decorrer. Ao todo formamos 73 colaboradores.

Qual tem sido a recetividade dos trabalhadores?
De uma forma geral, os trabalhadores estão muito recetivos à formação. Sentem que a preocupação que existe com a formação também é uma forma de valorização.

Que benefícios traz a formação profissional para os trabalhadores e para a Laskasas?
A formação profissional é um veículo importante para o aumento da produtividade e eficiência, mantendo as nossas Pessoas atualizadas. Na perspetiva dos trabalhadores, é um dos pontos mais valorizados, pois pode ser uma forma de os diferenciar e valorizar enquanto profissionais.

Quais são as formações já implementadas na Laskasas e qual o motivo dessas escolhas?
A escolha foi feita tendo por base o levantamento de necessidades que efetuamos anualmente, sendo que as formações já implementadas foram as de empilhadores e de Excel.

Recomendariam a formação a outras empresas? Porque é que outras entidades deveriam investir na formação profissional?Claro que sim, por tudo o que já referi. Num mundo de negócios altamente competitivo e complexo, as organizações devem ter a flexibilidade para responder rapidamente às oportunidades e impulsionar a produtividade e eficiência. A escassez de talento é, nos dias de« hoje, um dos maiores desafios que as organizações enfrentam, principalmente se falarmos em profissões técnicas. Isto torna uma prioridade a aposta na formação para conseguirmos reter o melhor talento.