fbpx
Projeto Conjunto de Internacionalização

Projeto Conjunto de Internacionalização

Com o apoio da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e do COMPETE – Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, a Associação Empresarial de Paços de Ferreira dá-se seguimento à execução do Projeto “MESH Paços”.

Enquadramento

No seguimento da candidatura apresentada pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira, no âmbito do Aviso Nº 10/SI/2021, e de acordo com o parecer favorável da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do programa Operacional Competitividade e Internacionalização, dá-se seguimento à execução do Projeto “MESH Paços”. Com o principal objetivo de potenciar a base e capacidade exportadora e o reconhecimento internacional das empresas participantes, bem como a marca “Capital do Móvel” e de toda a região.

Ações do projeto

  • PROMOÇÃO INTERNACIONAL DA MARCA CAPITAL DO MÓVEL
    • Criação de um portal bilingue para promoção das empresas da região
    • Criação de Microvídeos para ações de promoção e marketing das empresas
    • Criação de Catálogos promocionais digitais
    • Desenvolvimento de ações de publicidade em meios de comunicação internacional
  • EXPORT MENTORING  – CAPACITAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
    • Webinares/Seminários: E-commerce; Ferramentas Competitivas; Marketplaces; Internacionalização
  • BOOTCAMP DE INTERNACIONALIZAÇÃO           
    • Evento híbrido e presencial, com vista a promover o reconhecimento internacional do que se produz no território e processos colaborativos de internacionalização
  • MISSÃO EMPRESARIAL VIRTUAL CANADÁ         
    • Capacitação das empresas participantes para a comunicação e concretização de negócios em ambiente virtual;
    • Reuniões B2B com empresas do mercado alvo
  • SMART BUSSINESS: DIGITALIZAÇÃO DAS PME
    • CRIAÇÃO LOJAS ONLINE
    • MARKETING DIGITAL (SEO E SEA) – Melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa em motores de busca e Web Analytics*
    •  SOCIAL MARKETING – Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais*
    • ADESÃO A MARKETPLACES 

Modelo de intervenção

O modelo de intervenção baseia-se no ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT), respeitando a ordenação lógica destas etapas e garantindo a constante monitorização do processo:

A) DEFINIÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO

Em reunião, é definido junto da empresa o Plano de Intervenção, ficando o mesmo refletido no acordo de adesão ao projeto. Com base nas informações recolhidas é elaborado o plano de intervenção onde são identificados os objetivos a alcançar e definidas as medidas necessárias à concretização da intervenção atingindo os resultados no horizonte temporal definido.

B) IMPLEMENTAÇÃO

Nesta fase o gestor do projeto e os consultores em articulação com a PME desenvolvem/implementam as medidas traçadas no plano de ação.

C) ACOMPANHAMENTO

São definidos momentos de regulação da execução, para acompanhar e controlar o grau de implementação do plano de ação no que respeita às ações a implementar, das quais deverá haver evidências.

D) AVALIAÇÃO DE RESULTADOS/ MELHORIAS IMPLEMENTADAS

No final da intervenção, é elaborado um relatório final visando estabelecer a avaliação dos resultados alcançados face ao definido no plano de ação. A elaboração do presente relatório é da responsabilidade da AEPF. A empresa tem a obrigatoriedade de entregar todas as evidências da execução das atividades, cumprindo o disposto no Ponto “Regras de Comunicação.

Prazo

Data de início: 30 de outubro de 2021
Data de fim: 30 de junho de 2023

Contactos

Filipa Belo
Email: filipabelo@capitaldomovel.pt
Telefone: 915 675 668

Bruno Fernandes
Email: brunofernandes@capitaldomovel.pt
Telefone: 910 505 710