fbpx
Óptica Boa Imagem: Os alfaiates da óptica

Óptica Boa Imagem: Os alfaiates da óptica

Foi a partir da Rua Rainha D. Leonor, em Paços de Ferreira, que Maria do Céu Costa e Alexandre Costa deram início a um projeto que prometia trazer novidades ao nosso concelho. Nascido com o nome Centro Óptico Boa Imagem, em 1989, o Grupo Boa Imagem está hoje espalhado pelas cidades vizinhas e também no Grande Porto oferecendo serviços de óptica e audição com “qualidade, rapidez e inovação”.

Em entrevista ao Jornal do Empresário, Alexandre relembra as palavras de um colega de profissão que um dia lhe disse que eles eram os “alfaiates da óptica”. Com óculos feitos à medida, na Óptica Boa Imagem as pessoas podem contar com “um serviço de excelência”, prestado “por profissionais devidamente identificados”, que fornece “a melhor qualidade, um elevado grau de exigência e com garantia e assistência a todos os produtos comercializados”, refere o administrador da Óptica Boa Imagem.

Atualmente situada numa das ruas mais movimentadas de Paços de Ferreira, a Óptica Boa Imagem foi acompanhando a evolução tecnológica o que lhes permitiu crescer de forma “segura e sustentada”, sendo que no futuro pretendem continuar a trilhar esse caminho, “mantendo os níveis de qualidade, rigor e seriedade pelos quais todos os conhecem”, admite.

O casal beirão encontrou, na década de 90, uma cidade em que “as pessoas eram fechadas”, sendo que isso foi encarado como um desafio. Nas palavras de Alexandre, o contexto que encontraram obrigou-os “a partir perda”. Com o tempo, consolidaram a sua imagem e hoje são merecem a confiança dos seus clientes.

Com 11 lojas distribuídas por Paços de Ferreira (2), Freamunde, Lousada, Lordelo, Paredes, Porto (2), Amarante, Felgueiras e Lixa, a Óptica Boa Imagem conta com uma equipa de mais de 30 colaboradores, sendo na sua grande maioria da região do Vale do Sousa. Todos os profissionais estão devidamente identificados como Técnicos Comerciais de Óptica, Técnicos de Óptica Ocular, Optometristas ou Audiologistas.

O administrador do estabelecimento reconhece que nas suas lojas as pessoas podem encontrar “a maior oferta em variedade de modelos, marcas e preços”, contudo define a saúde ocular como a grande prioridade. “A Óptica Boa Imagem abrange quatro categorias: 1ª Saúde; 2ª Serviço; 3ª Moda; 4ª Negócio”.

As paredes da loja da Rua D. José de Lencastre, em Paços de Ferreira, enchem-se dos mais variados modelos de óculos, que pretendem satisfazer as necessidades de quem lá entre. Focados em oferecer qualidade, segurança e confiança nos seus serviços e produtos, este estabelecimento assume também uma responsabilidade para com os seus clientes.

Alexandre Costa, afirma que uma das suas preocupações é a falta de regulamentação desta área. “Qualquer pessoa abrir uma loja e vender óculos mesmo não tendo qualquer formação ou conhecimento”, por isso, “as pessoas devem preocupar-se onde compram os seus óculos”, uma vez que a falta de cuidados pode “provocar danos à nossa saúde ocular”, refere.

Neste sentido, a Óptica Boa Imagem chegou a ter como slogan “não decida nada sem falar connosco”, com o intuito de alertar as pessoas, “ensinando-as, para que elas possam saber escolher”, acrescenta.

Confiante no bom caminho que o Grupo está a percorrer, Alexandre afirma que “o sucesso da empresa também passa pela polivalência”. Foi dessa forma, e dando resposta a uma lacuna existente, que passaram a disponibilizar também os serviços auditivos.

Galardoados com os estatutos de PME Líder e PME Excelência, o Grupo Boa Imagem está no mercado há mais de 30 anos, sendo pioneiro na introdução de vários produtos na nossa região, entre os quais os primeiros óculos de madeira produzidos e comercializados em Portugal.

Em 1989, aquando da sua chegada à Capital do Móvel, Alexandre percebeu que numa cidade dominada pela indústria era necessário dar outro tipo de resposta às necessidades da população. Assim, trouxe as lentes acrílicas que eram mais seguras, não partiam, mas riscavam com mais facilidade. “Para fazer face a isso, importei um spay de limpeza para ajudar na proteção das lentes”, contou.

Preocupados em oferecer os melhores produtos, este grupo pretende manter a proximidade com os seus clientes e preocupa-se também com as questões ambientais, afirmando-se atualmente como A Óptica da Terra.

Associado nº 662 da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, a Óptica Boa Imagem desenvolve ainda trabalho de intervenção social, rentabilizando o seu tempo. Ao longo dos anos, esta entidade foi responsável por fazer inúmeros rastreios às crianças das escolas da região: “Quando tinha tempo livre, ligava para as escolas e perguntava se podia passar por lá para fazer os testes às crianças. Hoje em dia continuo a fazê-lo e é algo que me ensinou muita coisa”, disse.

Ainda no domínio da intervenção social, Alexandre Costa afirmou que no futuro, com o apoio de uma instituição, pretende apoiar diretamente pessoas mais desfavorecidas nas cidades onde as suas lojas estão inseridas.

Confiante na força do associativismo, o administrador do Grupo acredita que “tem que haver mais união entre comerciantes” para que se consiga impulsionar mais o Comércio Local.