AEPF Academy

Este projeto tem como objetivo principal promover a transferência de conhecimentos, práticas de sucesso na gestão e liderança das PME – com vista ao reforço da capacidade de executar estratégias de crescimento inovador e internacional -, bem como contribuir para a melhoria da competitividade global. Incidindo no formando, o AEPF Academy procura aumentar capacidades de gestão e melhorar práticas organizacionais na empresa, ao potenciar os fatores de competitividade das PME para a inovação e mudança.

Atuaremos em áreas que promovam a diferenciação pela qualificação e que aumentem a competitividade e capacidade de resposta ao mercado global. Considerou-se como prioritária a Gestão para a Competitividade das PME, apoiando 32 empresas da região Norte a atingir patamares de desenvolvimento que, sozinhas, não seriam capazes pelas carências organizativas e de recursos humanos. Objetivo: reforço do potencial de crescimento e desenvolvimento das PME, com apoio de sólidos conhecimentos técnicos que consigam alargar as bases de atuação e aumentando a competitividade e incrementando o volume negócios. O empresário é o principal responsável pelo comportamento estratégico e processamento das informações do exterior, sendo indispensável dotar estes dirigentes de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam reagir atempadamente às mudanças de mercado, desenvolvendo processos gestão mais adequados para que ponham em prática um modelo de negócio mais eficaz.

O projeto preconiza uma intervenção à medida das necessidades das empresas, organizada em 8 fases, envolvendo o empresário e os colaboradores. Pretende apoiar as PME a atingir padrões de desempenho mais competitivos, recorrendo a uma metodologia diversificada e ativa de ações concertadas e integradas de formação e consultoria, que atuem harmoniosamente no reforço da aprendizagem em contexto organizacional, com vista à implementação de uma estratégia de mudança empresarial. Cada fase inicia-se com um workshop, onde se abordarão os métodos e as técnicas a pôr em prática. Segue-se a ação na empresa, com um plano implementado pelo formando e pelos colaboradores envolvidos, apoiados por ações de consultoria com visitas dos consultores a cada PME. Toda a intervenção assenta na realidade empresarial, onde a teorização das temáticas se constituiu um instrumento de intervenção no terreno, na procura de soluções tecnicamente validadas pelo formador e o destinatário da ação.

Ficha do Projeto