• Projetos Individuais: Sistema de Incentivos - Portugal 2020

    Inovação

    Tipologia das operações

    São susceptíveis de apoio os projetos individuais em actividades inovadores que se proponham desenvolver um investimento relacionado com as seguintes tipologias:

    1) A criação de um novo estabelecimento;

    2) O aumento da capacidade de um estabelecimento já existente;

    3) A diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento;

    4) A alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente;

    Despesas elegíveis

    Ativos corpóreos constituídos por:

    – Aquisição de máquinas e equipamentos e respectivos custos de instalação;

    – Custos de aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao seu funcionamento.

    Ativos incorpóreos constituídos por:

    – Transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes, nacionais e internacionais;

    – Licenças, “know-how” ou conhecimentos técnicos não protegidos por patentes; – Software standard ou desenvolvido especificamente para determinado fim. Construções de edifícios, obras de remodelação e outras construções, desde que devidamente justificados no âmbito da atividade do projeto e adquiridos a terceiros não relacionados com o adquirente (limitado a 35% das despesas elegíveis totais do projeto).

     

     

    Qualificação

    Objetivos

    O objetivo do sistema de incentivos à Qualificação das PME consiste em promover acções de qualificação em domínios imateriais que visem aumentar a competitividade das PME e a sua capacidade de resposta ao mercado global.

    Despesas elegíveis

    a. Inovação organizacional e gestão;

    b. Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC);

    c. Criação de marcas e design;

    d. Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos; e. Proteção de propriedade industrial;

    f. Qualidade;

    g. Transferência de conhecimento;

    h. Distribuição e logística;

    i. Eco-inovação.

     

     

    Internacionalização

    São susceptíveis de apoio os projetos que visem os seguintes domínios:
    a. O conhecimento de mercados externos;

    b. A presença na web, através da economia digital;

    c. O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;

    d. A prospeção e presença em mercados internacionais;

    e. O marketing internacional;

    f. A introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;

    g. Certificações específicas para os mercados externos.

  • Projetos Conjuntos - Formação-Ação, Qualificação e Internacionalização das PME

    iQual@PME – Inovar. Qualificar. Competir

    Enquadrando-se na tipologia de investimentos na qualificação das PME, este projeto é conjunto e visa o reforço das capacidades de organização e gestão das mesmas.

    Os investimentos previstos no âmbito do projeto assentam em fatores dinâmicos de competitividade, em áreas que promovam a diferenciação das empresas pela via da qualificação de estratégias de PME que concorrem para o aumento da sua competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado global.

    Com uma política sempre direcionada para o apoio à Estratégia das PME, a AEPF pode ajudá-lo a implementar o projeto iQual@PME. Trata-se de um conjunto de ações que visam a concessão de apoio às empresas da região Norte para a criação e alargamento de capacidades avançadas – através de ferramentas para a qualificação, alcançando também inovações ao nível organizacional e de marketing.

    Tipologias de Investimento:

    – A introdução de novos métodos ou filosofias de organização do trabalho, reforçando as capacidades de gestão, atuando principalmente nas vertentes de planeamento estratégico e operacional, controlo dos processos, técnicas e sua melhoria contínua.

    – A Economia Digital e as TIC não podem deixar de ser consideradas como fatores de desenvolvimento de redes modernas de distribuição e colocação dos bens e serviços no mercado. A principal aposta vai para a inserção das PME na era digital e a utilização de ferramentas sofisticadas de marketing.

    – A implementação de novas abordagens ao marketing-mix na oferta, promoção e distribuição de bens e serviços transacionáveis, atuando sobretudo nos elementos tangíveis do produto (Qualidade e Design) e intangíveis (Marca).

    Projeto cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

    Ficha do Projeto

     

    AEPF Academy

    Este projeto tem como objetivo principal promover a transferência de conhecimentos, práticas de sucesso na gestão e liderança das PME – com vista ao reforço da capacidade de executar estratégias de crescimento inovador e internacional -, bem como contribuir para a melhoria da competitividade global. Incidindo no formando, o AEPF Academy procura aumentar capacidades de gestão e melhorar práticas organizacionais na empresa, ao potenciar os fatores de competitividade das PME para a inovação e mudança.

    Atuaremos em áreas que promovam a diferenciação pela qualificação e que aumentem a competitividade e capacidade de resposta ao mercado global. Considerou-se como prioritária a Gestão para a Competitividade das PME, apoiando 32 empresas da região Norte a atingir patamares de desenvolvimento que, sozinhas, não seriam capazes pelas carências organizativas e de recursos humanos. Objetivo: reforço do potencial de crescimento e desenvolvimento das PME, com apoio de sólidos conhecimentos técnicos que consigam alargar as bases de atuação e aumentando a competitividade e incrementando o volume negócios. O empresário é o principal responsável pelo comportamento estratégico e processamento das informações do exterior, sendo indispensável dotar estes dirigentes de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam reagir atempadamente às mudanças de mercado, desenvolvendo processos gestão mais adequados para que ponham em prática um modelo de negócio mais eficaz.

    O projeto preconiza uma intervenção à medida das necessidades das empresas, organizada em 8 fases, envolvendo o empresário e os colaboradores. Pretende apoiar as PME a atingir padrões de desempenho mais competitivos, recorrendo a uma metodologia diversificada e ativa de ações concertadas e integradas de formação e consultoria, que atuem harmoniosamente no reforço da aprendizagem em contexto organizacional, com vista à implementação de uma estratégia de mudança empresarial. Cada fase inicia-se com um workshop, onde se abordarão os métodos e as técnicas a pôr em prática. Segue-se a ação na empresa, com um plano implementado pelo formando e pelos colaboradores envolvidos, apoiados por ações de consultoria com visitas dos consultores a cada PME. Toda a intervenção assenta na realidade empresarial, onde a teorização das temáticas se constituiu um instrumento de intervenção no terreno, na procura de soluções tecnicamente validadas pelo formador e o destinatário da ação.

    Ficha do Projeto

     

    MOVE PME

    Promover a transferência de conhecimentos e práticas de sucesso na gestão e liderança das PME, com vista ao reforço da capacidade de executar estratégias de crescimento inovador e internacional, contribuindo para melhoria da competitividade global. Este é o mote do MOVE PME, que incide no formando, procurando aumentar as capacidades de gestão e melhorar as práticas organizacionais na empresa, ao potenciar os fatores de competitividade das PME para a inovação e mudança.

    Ficha do Projeto

    Internacionalização das PME

    O Projeto Conjunto “Internacionalização das PME” desenvolvido pela AEPF tem como objetivo principal a capacitação empresarial das PME da região do Vale do Sousa para a Internacionalização.

    O projeto contempla ações de prospeção de mercado, promoção e marketing internacionais que contribuem para o aumento do reconhecimento internacional das marcas das empresas participantes, assim como da marca “Capital do Móvel” que representa toda uma região, fortemente dependente da indústria e comércio de mobiliário.

    Podemos agrupar as ações previstas essencialmente em dois grupos:

    1)      Missões Empresariais (nos mercados e Inversas)

    2)      Promoção da “Capital do Móvel” em Espanha (nas regiões da Galiza, Astúrias e Castela-Leão)

    Num quadro geral, estas ações consistem em Missões Empresariais nos Mercados, Missões Empresariais Inversas e Participações Coletivas em Feiras Internacionais. Estão também previstas ações preparatórias que contribuem em larga escala para a capacitação das empresas para a internacionalização da sua atividade.

    O presente projeto procura dar resposta às necessidades do tecido empresarial, consubstanciando um contributo real à capacitação das PME’s para a internacionalização, permitindo o aumento da sua capacidade exportadora e o reconhecimento internacional.

    Ficha do Projeto Internacionalização 2017-2018

    Ficha do Projeto Internacionalização 2015-2016

  • Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E)

    O SI2E visa operacionalizar os apoios ao empreendedorismo e à criação de emprego, admitindo o financiamento de projetos:

    1. para a criação ou expansão de micro e pequenas empresas, implicando investimento e a criação líquida de postos de trabalho;
    2. para a criação líquida de postos de trabalho, implicando investimento.

    Despesas elegíveis

    • custos de aquisição de máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte;
    • custos de aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao
      seu funcionamento;
    • software standard ou desenvolvido especificamente para a actividade da empresa;
    • custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas ou colecções;
    • custos iniciais associados à domiciliação de aplicações, adesão inicial a plataformas electrónicas, subscrição inicial de aplicações em regimes de ‘software as a service’, criação e publicação inicial de novos conteúdos electrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em directórios ou motores de busca;
    • serviços de arquitectura e engenharia relacionados com a implementação do projeto;
    • material circulante directamente relacionado com o exercício da actividade em que seja imprescindível à execução da operação (sujeito a limitações a definir nos avisos de abertura de candidaturas);
    • estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e de engenharia e de engenharia essenciais ao projeto de investimento sujeitos a limitações em matéria de proporção do investimento total a definir nos avisos de abertura de candidaturas;
    • obras de remodelação ou adaptação, desde que contratadas a terceiros não relacionados com o adquirente beneficiário dos apoios, indispensáveis à concretização do investimento (sujeitas a limitações a definir nos avisos de abertura de candidaturas);
    • participação em feiras e exposição no estrangeiro (sujeitas a limitações a definir nos avisos de abertura).

     

    Para efeitos de criação de emprego, são elegíveis as despesas com remunerações de postos de trabalho criados, nas seguintes condições:
    a) Criação do próprio emprego;

    b) Criação de postos de trabalho para desempregados inscritos há mais de 6 meses no Instituto do Emprego e Formação Profissional, incluindo desempregados de longa e muito longa duração;

    c) Criação de postos de trabalho para jovens até 30 anos à procura do primeiro emprego inscritos no IEFP como desempregados há pelo menos 2 meses.

    Taxas e limites de financiamento
    a) Taxa base: 40% para os investimentos localizados em territórios de baixa densidade ou 30% para os investimentos localizados nos restantes territórios; b) Majorações até um máximo de 10 pontos percentuais em função dos seguintes fatores:

    • projetos de criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou
      modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos;
    • projetos enquadrado em prioridades especialmente relevantes para o
      território em causa.

    O incentivo relativo aos postos de trabalho criados é atribuído através da comparticipação total das remunerações e tem como limite mensal o valor correspondente ao Indexante de Apoio Social (IAS), observando os seguintes períodos máximos por tipo de contrato e majorações:

    a) Período base: 9 meses, para contratos de trabalho sem termo ou criação do próprio emprego, ou de 3 meses, para contratos de trabalho a termo com uma duração mínima de 12 meses;

    b) Majorações de 3 meses, para as Intervenções GAL, e 2,5 meses com um máximo de 6 meses, para as restantes situações, por cada um dos seguintes critérios:

    1. projetos localizados em territórios de baixa densidade;
    2. projetos de criação de empresas;
    3. para trabalhadores do género sub-representado ou para trabalhadores qualificados;

    No caso da conversão do contrato de trabalho a termo certo em contrato de trabalho sem termo, será atribuída uma majoração num valor correspondente a duas vezes as suas retribuições base mensais, até ao limite de cinco vezes o Índice de Apoios Sociais (IAS).

  • Sistema de Apoio às Ações Coletivos

    Sistema de Apoio às Ações Coletivas

    “Capital do Móvel – Feeling the Essence

    O projeto “Capital do Móvel – Feeling the Essence” integra um conjunto de ações para capacitar o tecido empresarial do setor do mobiliário de madeira no aumento da internacionalização dos seus negócios pela melhoria da imagem, da inovação do marketing, da informação sobre comércio externo e divulgação da oferta para exportar.

    As principais ações envolvem:

    – Criação de um Portal digital multilingue “E-Furniture” para divulgar a oferta e estimular a cooperação interempresas e a utilização de meios digitais na ação comercial;

    – Elaboração de um Diretório de Market Access para constituir uma ferramenta de apoio à exportação e interpretação de regras do comércio externo, financiamento das exportações e recomendações para melhorar o acesso aos mercados internacionais e captar novos clientes;

    – Campanha de imagem para aumentar a visibilidade nos mercados internacionais que integra um concurso de ideias para restyling da imagem da Capital do Móvel, produção de suportes de comunicação multilingues para divulgação internacional, produção Microvídeos virais para promoção do marketing digital (tendências, inovação, modernidade e lifestyle), publicidade em meios de comunicação social especializados (jornais, revistas e redes sociais), nacionais e internacionais;

    – Exposições itinerantes em espaços de referência nos mercados internacionais alvo do projeto: Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Suécia que potenciam a presença internacional e promoção da oferta;

    – Realização de Jornadas Internacionais com presença de jornalistas, opinion-makers, importadores, representantes de organismos internacionais, associações empresariais, ordens profissionais, entre outras, com vista a promover processos colaborativos de internacionalização, melhoria da imagem e divulgação da oferta nacional.

    Ficha do Projeto

     “M&V: Desafio à Competitividade”

    O objetivo Principal do presente projeto é: Melhorar a capacitação de governance do tecido empresarial dos Setores do Mobiliário e Vestuário de Paços de Ferreira, Lousada e Paredes.

    As principais ações envolvem:

    – Produção de informação para definição de novos posicionamento estratégicos: elaboração de um estudo sobre tendências e visão prospetiva para melhorar posicionamentos estratégicos e de inovação nos setores e regiões alvo;

    – Desenvolvimento de boas práticas de cooperação empresarial: realização de sessões de sensibilização “Oficinas para a Competitividade”, para debate das problemáticas da cooperação e inovação, como fatores de competitividade, alinhar estratégias e recomendações para aumentar a cooperação interempresas e com as indústrias criativas e entidades do SCT e promover a inovação. Elaborar um diretório de Boas Práticas e Recomendações;

    – Incentivo à inovação como fator de competitividade: realização de um concurso de ideias criativas “M&V – Combinações Improváveis” para estimular a criação pelo design, valor acrescentado e sinergias regionais entre o Mobiliário e o Vestuário e destes com a indústria criativa;

    – Produção de informação de gestão em áreas estratégicas – Produção de informação especializada para suportar orientações de gestão do público-alvo que potenciem o crescimento sustentado e competitivo;

    – Divulgação e disseminação dos resultados do projeto – sessão pública para divulgar e disseminar os resultados do projeto, a sua avaliação quantitativa e qualitativa e induzir efeitos de fertilização e sustentabilidade.

    Ficha do Projeto

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