Anos de experiência e competências adquiridas, substituindo-se muitas vezes à escola na produção dos saberes necessários ao respetivo contexto organizacional. Esta é a realidade de muitos trabalhadores que executam perfeitamente a sua profissão, mas não possuem o registo profissional.

Neste sentido foi desenvolvido o processo RVCC-Pro (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais), com o objetivo de contribuir para a melhoria dos níveis de certificação dos adultos que não possuem certificação na sua área profissional.

O processo é desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões durante as quais os candidatos/as são apoiados na identificação e reconhecimento das respetivas competências e na recolha de evidências que as comprovem.

Caso o/a candidato/a demonstre ser detentor de todas as competências terá acesso a um certificado equivalente ao emitido no final dos cursos de formação profissional do IEFP. No Centro Qualifica da AEPF é possível realizar um processo de RVCC Profissional nas seguintes áreas/saídas profissionais:

Área Saída profissional
Comércio Técnico/a de Logística
  Operador/a de Logística
  Técnico/a Comercial
   
Ciências informáticas Operador/a de Informática
Programador/a de Informática
 
Indústrias do têxtil, vestuário, calçado e couro Técnico/a de Máquinas de Confeção
Costureiro/a Industrial de Tecidos
Costureiro/a Modista
Modelista de Vestuário
Costureiro/a Industrial de Malhas
 
Materiais (indústrias da madeira, cortiça, papel, plástico, vidro e outros) Operador/a de Acabamentos de Madeira e Mobiliário
Técnico/a de Desenho de Mobiliário e Construções em Madeira
Técnico/a de Acabamento de Madeira e Mobiliário
Marceneiro/a
Carpinteiro/a / Carpinteiro/a de Limpos
 
Serviços de apoio a crianças e jovens Técnico/a de Ação Educativa
Cuidador/a de Crianças e Jovens
 
Hotelaria e restauração Técnico/a de Cozinha/Pastelaria
Empregado/a de Restaurante/Bar
Cozinheiro/a
Técnico/a de Restaurante/Bar