fbpx

Capital do Móvel em Silleda, Galiza, com balanço positivo

Paços de Ferreira convida Galiza para expor na feira de Agosto

A presença colectiva de empresas da Capital do Móvel em Silleda, na Galiza, aquando da feira Semana Verde terminou com um balanço muito positivo. Os empresários ficaram muito satisfeitos com os mais de cem mil visitantes que acorreram ao certame durante o primeiro fim-de-semana. Muitos contactos, orçamentos e algumas encomendas agradaram aos dez empresários que participaram nesta feira pela primeira vez. E mesmo o segundo fim-de-semana correu bem, apesar da menor visitação, já que grande parte da feira – nomeadamente a Feira do Marisco e outras atracções gastronómicas – não estava disponível. No entanto, quem se deslocou a Silleda pela segunda vez foi com a intenção de encomendar ou pedir orçamentos. A vontade de regressar no ano que vem é grande entre os empresários.
De destacar nesta mostra de mobiliário da Capital do Móvel na Semana Verde o convite que o presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) endereçou ao Governo da Galiza para fazerem-se representar durante a feira de mobiliário e decoração Capital do Móvel, que decorre em finais de Agosto, em Paços de Ferreira. Hélder Moura aproveitou a presença do conselheiro do Meio Rural, Samuel Juárez Casado, representante do Governo da Galiza, aquando da inauguração da 33ª feira Semana Verde, em Silleda, no espaço colectivo da Capital do Móvel, para abrir as portas do maior certame de mobiliário e decoração de Portugal ao turismo, à cultura e às empresas galegas. “Serão todos bem-vindos”, garantiu Hélder Moura ao representante do Governo galego, apostado em não só melhorar o modelo de funcionamento da feira Capital do Móvel, tornando-o mais apetecível para os visitantes, como também em estreitar os laços comerciais e culturais entre o Norte de Portugal e a Galiza.
Este convite, para que empresas da Galiza exponham em Paços de Ferreira, vem no seguimento da estratégia que o actual presidente da AEPF pretende incutir na feira Capital do Móvel. Criar espaços de gastronomia, turismo e animação cultural, para aumentar o número de visitantes, nomeadamente da Galiza que, actualmente, já representam cerca de 30 por cento do total de entradas nas duas feiras Capital do Móvel.

Euro-Região Galiza-Norte de Portugal

Este enorme mercado – denominado Euro-Região Galiza-Norte de Portugal – é composto por cerca de 7 milhões de habitantes, com um PIB de 88.3 mil milhões de euros (em 2005) e exportações acima dos 30 mil milhões de euros (em 2007). Energias renováveis, turismo e o cluster têxtil são as três áreas mais fortes, que beneficiam de boas infra-estruturas rodoviárias, aeroportuárias e marítimas. Há mais de uma década que as empresas galegas consideram Portugal como o seu mercado natural e aqui têm investido de forma regular, sendo conhecidos vários exemplos desse relacionamento comercial, do sector têxtil às pescas, passando pela banca, o sector automóvel ou a construção.
Para o sector do mobiliário de madeira doméstico, a Galiza entrou nas prioridades já na década de 2000, primordialmente através da participação, com regularidade, de empresas da Capital do Móvel em diversas feiras organizadas na Galiza. A AEFP, entre 2007 e 2008, promoveu mesmo três feiras exclusivamente para expositores portugueses de mobiliário, procurando dar resposta ao incremento da procura galega por mobiliário de Paços de Ferreira.