Departamento

Apoio às Empresas

Através de uma equipa técnica multidisciplinar, experiente e altamente qualificada nos respectivos domínios de intervenção, o Departamento de Apoio às Empresas posiciona-se como um prestador de serviços de excelência, adequados à realidade empresarial e assentes numa lógica integradora de soluções empresariais “chave-na-mão”.

Projetos conjuntos para reforço da capacitação empresarial

Gostava de apostar na formação, inovação, qualificação ou internacionalização, mas não sabe como?
Fale connosco. Temos a solução certa para si.

Projetos a decorrer:

A Associação Empresarial de Paços de Ferreira, vai iniciar no mês de novembro de 2019, um projeto cofinanciado de formação-ação dirigido a PME (micro, pequenas e médias empresas), tendo como Organismo Intermédio a Confederação do Turismo de Portugal (CTP).  O projeto visa promover a transferência de conhecimentos e práticas de sucesso na gestão e liderança das PME, com vista ao aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas; aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação e promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas. O projeto enquadra-se na metodologia de formação-ação, a qual implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job), incidindo em quatro áreas temáticas: Economia Digital; Implementação de Sistemas de Gestão(qualidade, ambiente, SST, inovação ou outros); Gestão de Empresas Turísticas e Capitalizar – optimização de recursos financeiros.

Ficha do Projeto

A Associação Empresarial de Paços de Ferreira, vai iniciar no mês de novembro de 2019, um projeto cofinanciado de formação-ação dirigido a PME (micro, pequenas e médias empresas), tendo como Organismo Intermédio a Associação Empresarial de Portugal (AEP). O projeto visa promover a transferência de conhecimentos e práticas de sucesso na gestão e liderança das PME, com vista ao aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas; aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação e promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas. O projeto enquadra-se na metodologia de formação-ação, a qual implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job), incidindo em três áreas temáticas: Economia Digital; Implementação de Sistemas de Gestão (qualidade, ambiente, SST, inovação ou outros) e Capitalizar – optimização de recursos financeiros.

Ficha do Projeto

Promover a transferência de conhecimentos e práticas de sucesso na gestão e liderança das PME, com vista ao reforço da capacidade de executar estratégias de crescimento inovador e internacional, contribuindo para melhoria da competitividade global. Este é o mote do MOVE PME, que incide no formando, procurando aumentar as capacidades de gestão e melhorar as práticas organizacionais na empresa, ao potenciar os fatores de competitividade das PME para a inovação e mudança.

Ficha do Projeto

O Projeto Conjunto “Internacionalização das PME” desenvolvido pela AEPF tem como objetivo principal a capacitação empresarial das PME da região do Vale do Sousa para a Internacionalização.

O projeto contempla ações de prospeção de mercado, promoção e marketing internacionais que contribuem para o aumento do reconhecimento internacional das marcas das empresas participantes, assim como da marca “Capital do Móvel” que representa toda uma região, fortemente dependente da indústria e comércio de mobiliário.

Podemos agrupar as ações previstas essencialmente em dois grupos:

  1. Missões Empresariais (nos mercados e Inversas)
  2. Promoção da “Capital do Móvel” em Espanha e França

Num quadro geral, estas ações consistem em Missões Empresariais nos Mercados, Missões Empresariais Inversas e Participações Coletivas em Feiras Internacionais. Estão também previstas ações preparatórias que contribuem em larga escala para a capacitação das empresas para a internacionalização da sua atividade.

O presente projeto procura dar resposta às necessidades do tecido empresarial, consubstanciando um contributo real à capacitação das PME’s para a internacionalização, permitindo o aumento da sua capacidade exportadora e o reconhecimento internacional.

Ficha do Projeto Internacionalização 2019-2021

Ficha do Projeto Internacionalização 2017-2018

Ficha do Projeto Internacionalização 2015-2016

Capital do Móvel – Feeling the Essence

O projeto “Capital do Móvel – Feeling the Essence” integra um conjunto de ações para capacitar o tecido empresarial do setor do mobiliário de madeira no aumento da internacionalização dos seus negócios pela melhoria da imagem, da inovação do marketing, da informação sobre comércio externo e divulgação da oferta para exportar.

As principais ações envolvem:

– Criação de um Portal digital multilingue “E-Furniture” para divulgar a oferta e estimular a cooperação interempresas e a utilização de meios digitais na ação comercial;

– Elaboração de um Diretório de Market Access para constituir uma ferramenta de apoio à exportação e interpretação de regras do comércio externo, financiamento das exportações e recomendações para melhorar o acesso aos mercados internacionais e captar novos clientes;

– Campanha de imagem para aumentar a visibilidade nos mercados internacionais que integra um concurso de ideias para restyling da imagem da Capital do Móvel, produção de suportes de comunicação multilingues para divulgação internacional, produção Microvídeos virais para promoção do marketing digital (tendências, inovação, modernidade e lifestyle), publicidade em meios de comunicação social especializados (jornais, revistas e redes sociais), nacionais e internacionais;

– Exposições itinerantes em espaços de referência nos mercados internacionais alvo do projeto: Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Suécia que potenciam a presença internacional e promoção da oferta;

– Realização de Jornadas Internacionais com presença de jornalistas, opinion-makers, importadores, representantes de organismos internacionais, associações empresariais, ordens profissionais, entre outras, com vista a promover processos colaborativos de internacionalização, melhoria da imagem e divulgação da oferta nacional.

Ficha do Projeto

 “M&V: Desafio à Competitividade”

O objetivo Principal do presente projeto é: Melhorar a capacitação de governance do tecido empresarial dos Setores do Mobiliário e Vestuário de Paços de Ferreira, Lousada e Paredes.

As principais ações envolvem:

– Produção de informação para definição de novos posicionamento estratégicos: elaboração de um estudo sobre tendências e visão prospetiva para melhorar posicionamentos estratégicos e de inovação nos setores e regiões alvo;

– Desenvolvimento de boas práticas de cooperação empresarial: realização de sessões de sensibilização “Oficinas para a Competitividade”, para debate das problemáticas da cooperação e inovação, como fatores de competitividade, alinhar estratégias e recomendações para aumentar a cooperação interempresas e com as indústrias criativas e entidades do SCT e promover a inovação. Elaborar um diretório de Boas Práticas e Recomendações;

– Incentivo à inovação como fator de competitividade: realização de um concurso de ideias criativas “M&V – Combinações Improváveis” para estimular a criação pelo design, valor acrescentado e sinergias regionais entre o Mobiliário e o Vestuário e destes com a indústria criativa;

– Produção de informação de gestão em áreas estratégicas – Produção de informação especializada para suportar orientações de gestão do público-alvo que potenciem o crescimento sustentado e competitivo;

– Divulgação e disseminação dos resultados do projeto – sessão pública para divulgar e disseminar os resultados do projeto, a sua avaliação quantitativa e qualitativa e induzir efeitos de fertilização e sustentabilidade.

Ficha do Projeto

Concurso de Ideias Criativas

O concurso de ideias criativas “M&V – Combinações Improváveis?”  pretende desafiar o tecido empresarial do Mobiliário e Vestuário a enfrentar, em conjunto, a inovação pelo design e o marketing como fatores de competitividade. O objetivo é combinar a oferta do mobiliário com a do Vestuário, numa mesma proposta criativa que se adeque à modernidade do design e da moda. O concurso decorre até dia 18 de Outubro de 2019, data em que as peças têm de ser entregues nas instalações da AEPF e as inscrições devem ser formalizadas até dia 30 de Setembro de 2019.

A proposta vencedora será premiada com um prémio pecuniário, a atribuir ao autor ou autores no valor de €5000,00.

Regulamento

Projetos executados:

Este projeto tem como objetivo principal promover a transferência de conhecimentos, práticas de sucesso na gestão e liderança das PME – com vista ao reforço da capacidade de executar estratégias de crescimento inovador e internacional -, bem como contribuir para a melhoria da competitividade global. Incidindo no formando, o AEPF Academy procura aumentar capacidades de gestão e melhorar práticas organizacionais na empresa, ao potenciar os fatores de competitividade das PME para a inovação e mudança.

Atuaremos em áreas que promovam a diferenciação pela qualificação e que aumentem a competitividade e capacidade de resposta ao mercado global. Considerou-se como prioritária a Gestão para a Competitividade das PME, apoiando 32 empresas da região Norte a atingir patamares de desenvolvimento que, sozinhas, não seriam capazes pelas carências organizativas e de recursos humanos. Objetivo: reforço do potencial de crescimento e desenvolvimento das PME, com apoio de sólidos conhecimentos técnicos que consigam alargar as bases de atuação e aumentando a competitividade e incrementando o volume negócios. O empresário é o principal responsável pelo comportamento estratégico e processamento das informações do exterior, sendo indispensável dotar estes dirigentes de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam reagir atempadamente às mudanças de mercado, desenvolvendo processos gestão mais adequados para que ponham em prática um modelo de negócio mais eficaz.

O projeto preconiza uma intervenção à medida das necessidades das empresas, organizada em 8 fases, envolvendo o empresário e os colaboradores. Pretende apoiar as PME a atingir padrões de desempenho mais competitivos, recorrendo a uma metodologia diversificada e ativa de ações concertadas e integradas de formação e consultoria, que atuem harmoniosamente no reforço da aprendizagem em contexto organizacional, com vista à implementação de uma estratégia de mudança empresarial. Cada fase inicia-se com um workshop, onde se abordarão os métodos e as técnicas a pôr em prática. Segue-se a ação na empresa, com um plano implementado pelo formando e pelos colaboradores envolvidos, apoiados por ações de consultoria com visitas dos consultores a cada PME. Toda a intervenção assenta na realidade empresarial, onde a teorização das temáticas se constituiu um instrumento de intervenção no terreno, na procura de soluções tecnicamente validadas pelo formador e o destinatário da ação.

Ficha do Projeto

Enquadrando-se na tipologia de investimentos na qualificação das PME, este projeto é conjunto e visa o reforço das capacidades de organização e gestão das mesmas.

Os investimentos previstos no âmbito do projeto assentam em fatores dinâmicos de competitividade, em áreas que promovam a diferenciação das empresas pela via da qualificação de estratégias de PME que concorrem para o aumento da sua competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado global.

Com uma política sempre direcionada para o apoio à Estratégia das PME, a AEPF pode ajudá-lo a implementar o projeto iQual@PME. Trata-se de um conjunto de ações que visam a concessão de apoio às empresas da região Norte para a criação e alargamento de capacidades avançadas – através de ferramentas para a qualificação, alcançando também inovações ao nível organizacional e de marketing.

Tipologias de Investimento:

– A introdução de novos métodos ou filosofias de organização do trabalho, reforçando as capacidades de gestão, atuando principalmente nas vertentes de planeamento estratégico e operacional, controlo dos processos, técnicas e sua melhoria contínua.

– A Economia Digital e as TIC não podem deixar de ser consideradas como fatores de desenvolvimento de redes modernas de distribuição e colocação dos bens e serviços no mercado. A principal aposta vai para a inserção das PME na era digital e a utilização de ferramentas sofisticadas de marketing.

– A implementação de novas abordagens ao marketing-mix na oferta, promoção e distribuição de bens e serviços transacionáveis, atuando sobretudo nos elementos tangíveis do produto (Qualidade e Design) e intangíveis (Marca).

Projeto cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

Ficha do Projeto

Entre o abrangente leque de soluções que poderá encontrar no DAE destacam-se:

  • Candidaturas a Projetos Individuais: Sistemas de Incentivos – Portugal 2020
  • Apoio ao Investidor, ao Comércio e ao Exportador
  • Missões Empresariais
  • Consultoria de Gestão
  • Consultoria Especializada (licenciamento industrial, implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente, HST)
  • Candidaturas a Projetos Conjuntos: Formação-Ação e Qualificação
  • Workshops e seminários temáticos
  • Apoio à Contratação

A AEPF prepara a sua candidatura

Candidaturas Abertas

Gostava de apostar na formação, inovação, qualificação ou internacionalização, mas não sabe como?
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Sistemas de incentivos

Tipologia das operações

São susceptíveis de apoio os projetos individuais em actividades inovadores que se proponham desenvolver um investimento relacionado com as seguintes tipologias:

  1. A criação de um novo estabelecimento;
  2. O aumento da capacidade de um estabelecimento já existente;
  3. A diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento;
  4. A alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente;

Despesas elegíveis

Ativos corpóreos constituídos por:

  • Aquisição de máquinas e equipamentos e respectivos custos de instalação;
  • Custos de aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao seu funcionamento.

Ativos incorpóreos constituídos por:

  • Transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes, nacionais e internacionais;
  • Licenças, “know-how” ou conhecimentos técnicos não protegidos por patentes; – Software standard ou desenvolvido especificamente para determinado fim. Construções de edifícios, obras de remodelação e outras construções, desde que devidamente justificados no âmbito da atividade do projeto e adquiridos a terceiros não relacionados com o adquirente (limitado a 35% das despesas elegíveis totais do projeto).

Incentivo: Entre 15% e 75%

Condições: 50% do valor através de subsídio não reembolsável e os restantes 50% através de empréstimo bancário e sem juros.

Nota: Este resumo não dispensa a leitura dos respetivos avisos de abertura e legislação aplicável.

Objetivos

O objetivo do sistema de incentivos à Qualificação das PME consiste em promover acções de qualificação em domínios imateriais que visem aumentar a competitividade das PME e a sua capacidade de resposta ao mercado global.

Despesas elegíveis

  • Inovação organizacional e gestão;
  • Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC);
  • Criação de marcas e design;
  • Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos;
  • Proteção de propriedade industrial;
  • Qualidade;
  • Transferência de conhecimento;
  • Distribuição e logística;
  • Eco-inovação.

Incentivo: 45% não reembolsável

Nota: Este resumo não dispensa a leitura dos respetivos avisos de abertura e legislação aplicável.

São susceptíveis de apoio os projetos que visem os seguintes domínios:
a. O conhecimento de mercados externos;

  1. A presença na web, através da economia digital;
  2. O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
  3. A prospeção e presença em mercados internacionais;
  4. O marketing internacional;
  5. A introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;
  6. Certificações específicas para os mercados externos.

Incentivo: 45% não reembolsável

Nota: Este resumo não dispensa a leitura dos respetivos avisos de abertura e legislação aplicável.

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