fbpx

TER UMA INDÚSTRIA E CONSERVAR A NATUREZA? SIM, É POSSÍVEL.

01122015 SeminarioCertificacaoAmbiental3

Certificação de produtos com origem florestal

A Associação Empresarial de Paços de Ferreira promoveu, esta terça-feira, uma sessão de esclarecimento sobre certificação ambiental. O evento, que decorreu no Parque de Exposições Capital do Móvel, contou com a participação de empresários locais da área do mobiliário e de componentes em madeira. O objetivo foi demonstrar de que forma é que as indústrias que utilizam matéria-prima com origem florestal podem funcionar com melhores práticas sociais e ambientais. 

A preservação da Natureza e a sustentabilidade estão na ordem do dia. Gradualmente, o número de clientes estrangeiros que exigem certificação está a aumentar – e essa exigência faz com que muitas empresas portuguesas enfrentem dificuldades em colocar os produtos em mercados internacionais. Para ajudar os comerciantes, a AEPF aposta na certificação em grupo pelas marcas de referência FSC (Forest Stewardship Council) e PEFC (Sistema Português de Certificação da Gestão Florestal Sustentável). Estas duas entidades asseguram que todas as empresas envolvidas cumprem as regras necessárias para uma melhor gestão ambiental.

As empresas que certifiquem o que produzem garantem aos clientes que os produtos têm origem em florestas geridas de forma responsável; locais onde não haja exploração ilegal de madeira ou de trabalhadores, bem como de trabalho infantil.