fbpx
Silviana Decorações: Um testemunho passado de geração em geração

Silviana Decorações: Um testemunho passado de geração em geração

Uma estrada separa as duas lojas Silviana Decorações. A gerente Sílvia Mendes é hoje a responsável por um negócio familiar que já chegou à terceira geração. As pessoas que inicialmente se dirigiam à loja da Brasilina Queirós, hoje encontram na Silviana Decorações um estabelecimento que foi crescendo ao longo dos anos, passando de uma loja de têxteis, para um estabelecimento de decoração que oferece uma grande variedade de produtos.

Desde os cortinados, ao papel de parede, passando pelas tapeçarias, as peças de louça e, mais recentemente com perfumes de ambiente, de marcas como Mathillde M. e Côte Noire, na Silviana Decorações encontrará uma vasta gama de produtos.

“Na altura, a minha mãe fazia vestuário e a loja era também muito direcionada para os têxteis-lar. Após o seu falecimento, fiquei cá a tomar conta do estabelecimento. Aí decidi continuar somente com confeção de cortinas e deixar a confeção de vestuário”, acrescentou.

Sob o olhar atento da filha Mariana, Sílvia fala orgulhosamente do estabelecimento que hoje, através do nome Silviana Decorações, recorda a sua impulsionadora com o nome das filhas. “Silviana é a junção do meu nome e o da minha irmã: Sílvia e Diana. Como era uma empresa familiar juntamos os nomes”, conta Sílvia.

Mariana Silva, atualmente decoradora de interiores neste estabelecimento, completa dizendo que o nome “é uma homenagem da minha mãe e da minha tia à minha avó”.

Localizada bem junto ao coração de Freamunde, este é um típico estabelecimento do Comércio Local que tem como prioridade a satisfação do cliente. “O facto de sermos uma empresa familiar torna o contacto diferente, a nível de proximidade. Nós queremos ajudar da melhor maneira e, por isso, vamos a casa do cliente ver o que ele precisa, dar sugestões, etc. A relação que temos com as pessoas é mais próxima, o que nos permite também perceber melhor as suas necessidades”, refere Mariana.

A mais jovem membro da família na Silviana Decorações afirma que “há uma frase que diz que “a nossa melhor publicidade é um cliente satisfeito” e, de facto, concordamos com isso porque se o cliente está satisfeito acaba por comentar com alguém”.

Ao chegarmos à Rua Coronel Barreiros, de um lado podemos encontrar uma loja mais direcionada para os têxteis, do outro lado encontramos peças decorativas que prometem dar um toque especial a cada casa. Em ambas os clientes podem sempre esperar “caras felizes, prontas para ajudar e tentar agradar o cliente da melhor forma, indo ao encontro dos seus objetivos”, conta Sílvia ao Jornal do Empresário.

Acompanhada pelo marido Salvador, Sílvia foi tornando a Silviana Decorações numa marca polivalente capaz de responder a várias necessidades dos clientes. “Sozinha não conseguia e o meu marido juntou-se a mim nesta área. Começamos pelos têxteis, mais tarde acrescentamos a decoração. A ideia era ter mais oferta para o cliente escolher. Numa só loja não podíamos ter tudo e então distribuímos por duas de forma a conseguimos ter mais produtos.”

Hoje Sílvia conta também com o apoio da filha que após uma passagem pela Economia, acabou por abraçar a Decoração de Interiores. “Enquanto fazia o mestrado tinha bastante tempo livre e então a minha mãe propôs-me que viesse cá para a loja. Um dia perguntou-me se não gostava de fazer outro curso ligado à decoração e eu pensei: porque não?”.

Desafiada pela mãe, Mariana investiu nesta área e atualmente acrescenta um olhar diferente à Silviana Decorações, sendo, nas palavras de Sílvia, “uma mais-valia para o estabelecimento.”

Se na Sílvia encontramos a experiência acumulada ao longo dos anos, na Mariana encontramos a competência técnica. Em conjunto, mãe e filha juntam valências que se complementam, oferecendo ao estabelecimento e a quem o procura um atendimento profissional e de qualidade.

A confeção de cortinados, vertente pioneira desta loja, herdada da Sra. Brasilina Queirós continua a trazer muitos clientes à Silviana Decorações, que muitas vezes acabam por adquirir outros bens. “O cliente procura-nos pelos mais variados artigos, mas os cortinados fazem sempre com que as pessoas precisem de outros produtos. Inicialmente, vamos a casa do cliente pelo cortinado e depois decoramos o resto”, refere a gerente da loja.

Para Mariana este “é um setor em crescimento porque cada vez mais notamos que as pessoas, inclusive os mais jovens, dão mais valor à decoração da casa”. Capazes de decorar os diferentes espaços de uma habitação, as salas e os quartos são o as áreas-chave da atividade da Silviana Decorações.

De olhos postos no futuro, o amanhã é visto com expectativa: “aquilo que estamos a pensar futuramente é alargar mais o leque da nossa oferta, juntando o comércio de mobiliário, uma vez que atualmente é o que nos falta”, conta Sílvia.

Mas as perspetivas de futuro não ficam por aqui, uma vez que Sílvia admite que quer continuar a crescer. Questionada sobre como pretende fazê-lo, a gerente do estabelecimento refere que conseguirá esse objetivo “criando um novo ponto de venda e ampliando a loja, se possível juntando todos os artigos num só espaço porque o facto de termos duas lojas torna-se um pouco complicado”.

Na Silviana Decorações acreditam que “a casa deve contar a história de cada um e que esta deve ser uma coleção daquilo que as pessoas gostam”, por isso, Mariana afirma que “a casa é algo pessoal e a decoração dela também acaba por ser uma coleção de memórias”.