fbpx

1ª Rampa Capital do Móvel

Pé a fundo na Serra da Agrela!

RampaCapitalDoMOvelA Associação Empresarial (AEPF) e a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, em parceria com o Clube Aventura do Minho (CAMI) e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), organizam nos próximos dias 31 de Julho e 1 de Agosto, a 1ª Rampa Capital do Móvel. Esta prova vai ser disputada na Serra da Agrela e deverá contar com quatro dezenas de participantes, distribuídos por três categorias.

A Rampa Capital do Móvel é uma prova candidata a integrar o Campeonato de Portugal de Montanha, esperando-se que possa fazer parte do calendário oficial já na próxima época.

Já confirmaram a sua presença nesta prova desportiva automóvel os pilotos Paulo Ramalho (Juno), Martine Pereira (Lola T70), Luís Pedro Magalhães (Mit Jet) e Catarina Sousa (Peugeot 206 GT), bem como uma dezena de espanhóis. O actual líder do Campeonato de Portugal de Montanha aceitou apadrinhar a prova de Paços de Ferreira, considerando que o público da região “é entusiasta” da modalidade e que, por certo, vai acorrer à Rampa Capital do Móvel. Na opinião de Paulo Ramalho, “correr sem público é triste”. Na apresentação da prova, ocorrida ontem, terça-feira, o vice-presidente da autarquia manifestou a esperança desta prova se transformar em mais “uma referência ao nível do desporto”, proporcionando mais “um veículo de promoção da Capital do Móvel” e de Paços de Ferreira. Para António Coelho, o apoio ao desporto é apenas “mais uma marca competitiva do concelho, entre muitas”.

O presidente da AEPF afirmou desejar que a Rampa Capital do Móvel não seja “a primeira e última” mas o início de um percurso, considerando que a prova “tem todas as condições para ser englobada no campeonato nacional em 2011”. Hélder Moura agradeceu o empenho e apoio de todas as entidades envolvidas e considerou ser um grande prazer organizar esta prova desportiva automóvel.

O observador da FPAK alertou para as elevadas exigências em termos de segurança que importa cumprir na realização de uma prova de desporto automóvel, afirmando que a Rampa Capital do Móvel “tem tudo para dar certo”, destacando o envolvimento da autarquia e da associação empresarial. David Cabral elogiou o “bonito traçado” e disse ser do interesse de pilotos e equipas que mais circuitos apareçam no campeonato para evitar a repetição que actualmente ocorre. “Há várias provas que decorrem no mesmo local”, disse o representante da FPAK.

A 1ª Rampa Capital do Móvel vai realizar-se na Serra da Agrela, em Paços de Ferreira, num percurso com uma extensão de 4020 metros, que inclui 24 curvas, um desnível de 180 metros e uma inclinação média de 4,39 por cento. Estarão envolvidas 99 pessoas na prova, entre fiscais de pista, agentes de segurança, médicos, enfermeiros, bombeiros e equipa de secretariado.

Podem participar na 1ª Rampa Capital do Móvel todos os veículos automóveis homologados com passaporte técnico, excepto karts, fórmulas e camiões. Os pilotos necessitam, no mínimo, de serem portadores de licença de condutor regional. As inscrições são gratuitas, uma vez que a AEPF assegura os custos da participação, incluindo o seguro obrigatório, no valor de cerca de 40 euros por piloto.

Os interessados deverão enviar as suas inscrições para a FPAK até ao dia 22 de Julho ou para o CAMI até dia 23 de Julho.