fbpx

MOVE PME – Qualidade, Ambiente Segurança e Saúde no Trabalho e Segurança Alimentar

Empresários avaliam formação-ação

20150305 DSC 2649

O grupo de empresários do programa de Qualidade, Ambiente Segurança e Saúde no Trabalho e Segurança Alimentar, no âmbito do projeto MOVE PME (093490/2013/31) da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), realizou o workshop de análise crítica, destinado a fazer uma avaliação intermédia do andamento das diferentes intervenções deste programa de formação-ação.

Este workshop serve para apresentar o ponto de situação dos trabalhos efetuados até ao momento em cada empresa por parte do consultor e, em simultâneo, aferir o grau de satisfação dos empresários no decurso das intervenções.

O grupo é composto por 13 empresas da região Norte (Paços de Ferreira, Marco de Canavezes, Oliveira de Azeméis, Felgueiras, Braga, Castelo de Paiva, Cinfães, Maia, Porto e Vizela) nas quais se está a realizar a certificação de qualidade, umas através de um processo criado de raiz, outras pelo ajustamento ou extensão das atuais certificações.

As empresas participantes nesta formação-ação são: Chave da Eficiência  – Instalação e Distribuição de Gás, Unipessoal, Lda., Laboratórios Fotográficos do Marco, Lda., FLUIDOTRONICA – Equipamentos Industriais, Lda., Radelde – Clínica de Radiologia de Paços de Ferreira, S.A., Fersem – Estruturas Metálicas, Lda., Medimarco – Serviços Médicos, Lda., Francisco Gomes Ferreira, Unipessoal, Lda., Soserfis – Contabilidade, Fiscalidade e Gestão Empresarial, Lda., Urbe – Consultores Associados, Lda., Décio Soares, Unipessoal, Lda., Frilabo II Lda., José Dias Empilhadores, Lda. e Vizelgraf- Artes Gráficas Lda..

Recorde-se que, no final desta formação, os empresários deverão estar mais habilitados para organizar e gerir equipas de trabalho; caraterizar a economia de mercado, elementos e relações existentes; identificar os principais documentos de informação económico-financeira de uma empresa e quais as competências das comissões de trabalhadores; e identificar as estruturas organizacionais adequadas a um departamento de vendas, reconhecendo as principais tendências de gestão; entre outras competências próprias de um decisor. Ao assegurar a presença de um especialista nas áreas mais sensíveis junto a cada organização, as empresas participantes no projeto beneficiam de consultoria específica para as suas necessidades, resultando em acréscimos de produtividade no final da implementação do projeto.

O sistema de ensino desajustado do mercado de trabalho, a natureza empreendedora da maioria dos empresários portugueses, bem como o contexto socioeconómico da região do Vale do Sousa e Tâmega, justificam a relevância de projetos de formação-ação para empresários como o MOVE PME. A AEPF possui já uma vasta experiência neste tipo de programas destinados a empresários e quadros superiores, considerando-se fundamental para o desenvolvimento da economia local e da própria região.