fbpx

45ª Capital do Móvel inaugurada sábado por secretário de Estado da Administração Local

45ª Capital do Móvel inaugurada sábado por secretário de Estado da Administração Local

Moradia sustentável é atração adicional

Domus box 1 web

 

A inauguração decorre às 10h00 de 1 de agosto, no Parque de Exposições Capital do Móvel, presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

 

A montagem da PilarBox continua em bom ritmo no Parque de Exposições Capital do Móvel. Em menos de uma semana, porque a Feira de Mobiliário e Decoração Capital do Móvel começa já este sábado, dia 1 de agosto, vai ser possível erguer uma casa completamente funcional e habitável.

Esta será uma das grandes novidades para a 45ª Capital do Móvel. O projeto de habitação familiar PilarBox é uma ideia modular que assenta em princípios ambientais de sustentabilidade. Se a ideia de casa está tradicionalmente associada à ideia de família, este projeto de arquitetura segue essa linha de pensamento, através de espaços modulares de habitar que respondem às exigências de vivência de uma família moderna.

O projeto assenta na criação de uma moradia unifamiliar com organigrama e espaços concebidos especialmente para atender às necessidades da atualidade: uma zona social ampla, uma área de preparação de refeições eficaz e uma zona mais privada. O segundo piso está destinado ao descanso, prevalecendo, neste contexto, a tipologia T3. Todas estas áreas principais são apoiadas por zonas técnicas e instalações sanitárias. A garagem surge como um espaço versátil e opcional, transformável em uma área de lazer ou desporto, uma oficina, ou um espaço onde também se podem acomodar os automóveis.

O exemplar que irá ficar instalado junto à 45ª Capital do Móvel é composto por quatro contentores entretanto desativados, os quais foram completamente remodelados para acolher uma família de quatro pessoas.

Todos os espaços disponíveis foram otimizados, contribuindo para um menor custo de construção e manutenção. O PilarBox terá um custo-base de 85 mil euros no que se refere à construção propriamente dita. Já no interior será possível encontrar a qualidade e o design do mobiliário produzido e comercializado na Capital do Móvel, bem como materiais de construção de primeira ordem.

A modularidade do projeto permite, ainda que esta construção não se confine a um terreno em particular, uma vez que a sua estrutura permite a relocalização do edifício.

A feira Capital do Móvel pode ser visitada de sexta a sábado, entre as 10h00 e as 23h00, e de domingo a quinta, entre as 10h00 e as 20h00. Um convite gratuito pode ser descarregado em www.capitaldomovel.pt.

António Leitão Amaro

Secretário de Estado da Administração Local

António Leitão Amaro nasceu em 1980 no Caramulo, concelho de Tondela. Foi deputado à Assembleia da República desde 2009, tendo sido coordenador do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.

É Assistente convidado de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2009, e Professor auxiliar convidado do Instituto Superior Técnico, desde 2009.

Concluiu o Mestrado em Direito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, em 2008, tendo também sido Investigador visitante na mesma Universidade.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Regulação e Concorrência pela Universidade de Coimbra, é doutorando em Direito Público pela Universidade Católica Portuguesa.

É membro da Direção do Harvard Club de Portugal e da Associação Portuguesa de Empresas Familiares. Foi Secretário-Geral da JSD entre 2008 e 2010 e é membro do Conselho Nacional do PSD desde 2009.

Trabalhou na empresa Derovo (2009) e foi advogado na sociedade Cuatrecasas, Castelo Branco e Advogados entre 2003 e 2006.  

É autor de diversos artigos técnicos e científicos.