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Cultura da replicação deve dar lugar à cultura da inovação

Programa Trend Profile contribui para aumentar valor nas empresas

 

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O Programa Trend Profile, cuja apresentação decorreu na passada semana na AEPF, está a ser implementado em Itália, num universo de 4000 empresas.

Este programa, da responsabilidade do especialista António da Cruz Rodrigues, pretende combater a estratégia seguida por uma grande parte das empresas portuguesas: a cultura da replicação. Copiar outros produtos, ainda que de forma mais eficiente e com a tradicional qualidade do saber-fazer nacional, permite uma competição pelo preço, onde Portugal claramente fica a perder para outras economias.

Assim, através da análise sistemática e do estudo das tendências, as empresas podem alterar o seu perfil, levando as empresas a compreender quais os tipos de produtos que mais se enquadram no seu tipo de cliente.

«Um bom caderno de tendências», afirma António da Cruz Rodrigues, «não mostra móveis mas o que está antes» e que levou à produção de uma determinada peça de mobiliário. A análise de comportamentos e atitudes dos consumidores possibilita a criação de móveis mais ajustados ao gosto e às necessidades das pessoas pertencentes a um determinado perfil de consumo.

«Antecipar o presente, observar o futuro e produzir inovação é a abordagem alternativa» à estratégia empresarial tradicional, explica Cruz Rodrigues.

Para suprir as dificuldades das empresas, principalmente na afirmação internacional, foi desenvolvido o Programa Trend Profile que contribui para a identificação de Macro e Micro Tendências e a compreensão dos Perfis de Consumidor.

O Programa Trend Profile permite às empresas selecionar quais as ações determinantes ma decisão dos mercados-alvo, no posicionamento adequado de marcas, produtos e serviços e no sucesso das estratégias de comunicação e implementação no mercado global.

No setor do mobiliário surgiram, recentemente, duas novas tendências para as quais as empresas de mobiliário devem começar a direcionar a sua atenção. O consumidor masculino principia a ter um poder de decisão no momento da compra de mobiliário, o que não acontecia até ao momento. A tendência Man Cave é representada pelo homem que compra produtos em setores em setores tradicionalmente dominados pelas mulheres. Moda, beleza e decoração são áreas onde o Man Cave começa a ser muito relevante. O mercado, contudo, ainda não reflete esta alteração de comportamentos.

Outra das tendências que começa a crescer, principalmente no Brasil, é das urnas funerárias. Naquele país, o mercado funerário está em franco crescimento e muitas empresas do setor do mobiliário está encontrar uma boa oportunidade de negócio neste nicho. Personalização e alto luxo são dois dos trunfos que as empresas de mobiliário têm para oferecer ao setor funerário, principalmente através da utilização de madeiras nobres, como mogno, nogueira, cerejeira, bétula, carvalho ou cedro.

Atentar nestas tendências pode significar um aumento de competitividade por parte das empresas portuguesas. O mercado de consumo alterou-se significativamente nos últimos anos, obrigando as empresas a repensar a oferta de produtos e serviços.

O Programa Trend Profile é uma ferramenta estratégica de estudo de mercado estruturada em seis fases que permitem a deteção das tendências globais e as necessidades do mercado, cujo objetivo principal passa pela promoção do desenvolvimento organizacional das empresas, desde a fase da observação até à fase da ação.

A sua criação é da responsabilidade de A. Cruz Rodrigues, da empresa Modus Design, a qual se dedica a projetos de estratégia de mercado, design de produto, comunicação, ambientes, publicidade, fotografia e webdesign para clientes nacionais e internacionais.