fbpx
Testemunho Adulta Centro Qualifica – Sara Ribeiro

Testemunho Adulta Centro Qualifica – Sara Ribeiro

Partilhamos com os nossos seguidores o testemunho da adulta do Centro Qualifica da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, Sara Ribeiro.

“Cresci a ouvir que aprender não ocupa lugar, uma realidade cada vez mais presente no dia a dia, quer a nível pessoal como profissional. Na correria que vivemos entre família e trabalho muitas vezes acabamos por não ter tempo para realizar certos projetos, e vamos adiando e esquecendo a importância deles.

Ingressei cedo no meu percurso profissional, e rapidamente me apercebi que não podia acomodar-me, a evolução constante das tecnologias e cada vez mais utilizadas no sector da indústria, obriga-nos a uma formação contínua para sermos bem-sucedidas profissionalmente.

Na AEPF, fui fazendo formação no horário pós-laboral, estas deram-me ferramentas para trabalhar e evoluir no meio informático e não só… enriquecendo o meu currículo.

Com o mundo profissional cada vez mais exigente, encontrava-me limitada na procura de trabalho por não ter o 12º ano, isso deixava-me desiludida tinha de abrir essa porta para poder expandir a minha procura profissional.

Novamente volto AEPF, procurando ajuda. Aí tenho a sorte de me cruzar com a Dr.ª Marlene Coelho, em conversa esclarece as minhas dúvidas e orienta-me para fazer RVCC. Nessa tarde começava a abrir a porta que tanto me privava de evoluir profissionalmente.

O RVCC, é um processo longo, que exige muito de nós, aprendizagem contínua quer a nível pessoal quer a nível geral. Mas muito enriquecedor. São horas de escritas, de pesquisas, de estudo, conciliar isso, mas poucas horas que restam depois de um dia de trabalho e de estar com a família não se torna fácil. Mas com ajuda e compreensão da Dr.ª Marlene Coelho, tornava-se mais fácil e aos bocados o PRA (Portefólio Reflexivo de Aprendizagens) começa a ganhar uma “vida”.

Passando para uma segunda fase do PRA, onde exigia mais pesquisa e estudo da minha parte, mas competências em STC (Sociedade Tecnologia e Ciência), CLC (Cultura, Língua e Comunicação), CP (Cidadania e Profissionalismo). Entre as horas de formação na AEPF e estudo em casa o meu PRA estava a ficar pronto. Sendo depois validado pelas formadoras e passando para o júri.

A última etapa era apresentação ao júri, apresentação do meu PRA. Os nervos começam a aparecer, mas tudo que foi aplicado ao longo do processo ajuda a sentirmo-nos confiantes.

O meu RVCC está concluído, agora com o 12º ano posso candidatar-me a novas propostas de trabalho e realizar-me profissionalmente.

Não posso deixar de agradecer a todas as pessoas que passaram por mim durante este percurso. Os meus colegas de curso, muito partilhamos nas salas da associação, as minhas formadoras Susana Tedim, Luciana Pinto, Diana Correia pelo profissionalismo, pela atenção e pelo carinho…em especial a Dr.ª Marlene Coelho. Foram meses de aprendizagem em todos os campos, de evolução.

Aqui deixo o meu testemunho, e se puderem usufruir da mesma experiência que a minha, façam…nunca se vão arrepender.”

Sara Ribeiro, Adulta do Centro Qualifica

Se tem como objetivo aumentar as suas qualificações, nós podemos ajudá-lo/a. Invista em si e no seu Futuro!

Saiba como, através dos contactos:

Centro Qualifica AEPF:

marina@capitaldomovel.pt | aepf@centroqualifica.gov.pt

+351 918 114 334 | 255 862 114