fbpx
Sapataria Eana: O conforto a seus pés

Sapataria Eana: O conforto a seus pés

Na porta 19 da rua D. José de Lencastre, localiza-se uma das mais conceituadas sapatarias de Paços de Ferreira. A um ano de comemorar 25 anos, a Eana surgiu de uma paixão por sapatos da responsável da loja, que também lhe dá o nome, Marta Eana Costa.


Dedicada ao comércio de sapatos e acessórios para senhor e senhora, na Eana a prioridade são os clientes. “Quando escolhemos os produtos tentamos ir ao encontro do cliente, procurar algo que tenha “mimo”, isto é, personalizamos os produtos conforme os gostos do nosso público”, afirma Marta Costa.


Para a responsável da loja, a melhor publicidade para o seu estabelecimento é a satisfação dos clientes. “Sermos corretos e sérios é fundamental. Eu quero vender, mas essencialmente quero que o cliente fique satisfeito. Isto dá-nos uma segurança de que vão voltar e isso faz uma casa. Se calhar é por isso que estamos cá há muitos anos”, referiu.


Após um ano de desafios, Marta Costa reconhece que a atividade já foi retomada. Apesar do clima de incerteza, acredita que as pessoas se sentem mais seguras e têm “vontade de sair de casa”. A aposta feita no digital e nas vendas online foi muito importante para a Eana, sendo uma alternativa que lhes permitiu não parar. Contudo, as perdas foram significativas porque “as pessoas gostam de ir à loja tocar, experimentar os produtos” e isso não era possível.

A responsável da sapataria, que inicialmente se situava no centro comercial Paços Shopping, reconhece que
estar no comércio tradicional é importante, no entanto, graças ao “volume de vendas considerável” que a loja tem registado nos últimos anos, pensa “alargar horizontes”.


Assim, Marta Eana referiu que abrir uma segunda loja é um objetivo. “Quer seja num centro comercial ou no comércio tradicional, numa cidade como, por exemplo, o Porto, é um projeto que gostaríamos de concretizar”, acrescentou.


Para que tal aconteça, a proprietária da Eana espera que o futuro tenha reservado melhores dias: ”a economia tem de melhorar para toda a gente. Não se constroem pontes sozinhas e ninguém vive sozinho. Tem de estar bom para mim e para os meus colegas porque isso é sinal de que a economia realmente funciona”.


Aos clientes que iam entrando na loja, era-lhes prontamente disponibilizada ajuda, algo que para Marta é preponderante para que as pessoas tenham a melhor experiência. “O comércio de rua tem uma sensibilidade com os clientes que não existe nos grandes centros comerciais. Aqui existe mais cuidado, atenção e proximidade”, referiu.


Entre sapatos, sandálias, sapatilhas e malas, a Eana tem à disposição das pessoas produtos versáteis que prezam, acima da qualidade, pelo conforto: “é importante termos coisas bonitas, até porque nos dão outra confiança, mas têm de ser confortáveis”, constatou Marta Costa.