fbpx
“A formação tem que ser uma aposta constante”

“A formação tem que ser uma aposta constante”

O Departamento de Formação Profissional (DFP) da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) é responsável pela gestão e acompanhamento de cursos de formação. Assim, a equipa do DFP trabalha diariamente com o intuito de capacitar o capital humano da região.

Ao longo dos anos, a AEPF tem apoiado várias entidades neste sentido, desenvolvendo planos de formação ajustados à medida das necessidades e expetativas de cada empresa.

Em entrevista ao Jornal do Empresário, Manuela Santos, Diretora de Recursos Humanos da Irmarfer, falou da importância da formação profissional para a empresa.

Como é vista a formação profissional na Irmarfer?
Pretendemos dotar os funcionários de todas as competências necessárias e para tal recorremos a diversas entidades formadoras, nomeadamente à AEPF, quer através de formações financiadas como não-financiadas. Além disso, acreditamos que a formação ajuda na melhoria da competência técnica, na motivação e no reforço do espírito de equipa entre os colaboradores das diferentes secções.

Como é elaborado o plano de formação da Irmarfer?
Inicialmente é efetuado o levantamento das necessidades de formação junto de cada departamento. Após a identificação das áreas de formação, tentamos encontrar as melhores ações que correspondam aos objetivos definidos. Preferencialmente, executamos a formação em regime presencial e dentro do horário laboral, pois encaramos a formação como uma mais-valia
importante e essencial à atividade da Irmarfer.

Como são recebidos os planos de formação pelos colaboradores?
Os colaboradores reconhecem a importância da formação e aderem facilmente.

Quais são os benefícios dos planos de formação para a entidade e para os funcionários?
A Irmarfer atua a nível global e a formação é uma premissa e uma exigência cada vez mais acentuada nesses mercados.
Melhorar e dotar os colaboradores de novas competências é fundamental na melhoria da competência técnicos, no aumento da satisfação dos colaboradores e no garante do cumprimento do requisito legal.

Como é a relação entre a AEPF e a Irmarfer?
A AEPF é uma instituição que conhece muito bem a realidade empresarial onde está presente e tem uma postura muito flexível, funcional e eficaz. Por isso, nas áreas em que a Associação dá resposta, não vejo uma entidade melhor para se fazer esta aposta. Efetivamente têm técnicos capazes, formação devidamente acreditada e uma equipa de formadores que eu considero capaz e que conhece a realidade das empresas. Qualquer dúvida que tenhamos é rapidamente esclarecida e todo o processo decorre de forma muito fluída. Caso haja algum contratempo a comunicação é muito fácil e funciona tudo muito bem.

Pretendem continuar a investir na formação dos vossos colaboradores?
A formação é uma aposta contínua na Irmarfer. Para além das áreas mais técnicas e que habitualmente recorremos à AEPF tais como: Manobração de Equipamentos (empilhadores), Plataformas Elevatórias, Gruas,… desenvolvemos formação em áreas mais transversais como: Inglês, Segurança no Trabalho, Primeiros Socorros, Gestão e Liderança de Equipas, Inteligência Emocional e Gestão do Stress Profissional, entre outras.

A formação deve fazer parte do planeamento das empresas de sucesso?
Na Irmarfer, tentamos todos os dias fazer melhor, do modo mais eficaz e eficiente possível. Neste sentido, é importante termos os colaboradores devidamente habilitados e as equipas motivadas. A formação é um fator crítico no planeamento da atividade global da Irmarfer e na garantia de satisfação dos seus stakeholders.

Como encaram a formação nas empresas?
A formação deverá ser uma preocupação constante nas empresas, porque sem uma estrutura humana devidamente formada, coesa e motivada, não existirão bons resultados. Para além deste facto, dever-se-á ter em conta a obrigatoriedade legal da formação.