fbpx
Testemunho José Teles

Testemunho José Teles

Eu, Manuel José Santos Teles, frequentei o Centro Qualifica da Associação Empresarial de Paços de Ferreira. Em 2021, frequentei o 9º ano tendo concluído o mesmo a 19/05/2021.

No que concerne a este período de escolaridade, pretendo com esta missiva louvar o trabalho levado a cabo pela Doutora Marina Alves e pelos respetivos formadores, uma vez que estes com o seu trabalho acolhem-nos, a nós formandos, incentivam-nos, auxiliam-nos e corrigem-nos quando assim também tem de ser, pois para muitas pessoas que não têm conhecimento do trabalho efetuado pensam “Isto é só contarem a história da vida deles e pronto têm o 9º ano feito”.

Ora permitam-me refutar essa expressão, pois para nós, e utilizo esta expressão porque penso ser o sentimento da maioria dos formandos, embarcar nesta aventura, exige um árduo esforço de quem se aventura nestas andanças. Por vezes, a vontade que assiste é desistir, mas quando essa vontade surge, lá estão connosco os formadores que nunca nos deixam desistir, antes pelo contrário. Terminado o 9º ano incentivaram-me a seguir em frente, e assim o fiz. Por esse facto, deixo aqui o meu profundo e sentido agradecimento.

Mais tarde, a 28 de setembro, completei o 12º ano, graças ao meu esforço, mas nunca sem o incentivo de todos os formadores, pois quando me aventurei neste caminho confesso, sem qualquer tipo de melancolia, que muitas foram as vezes que me assolou o desejo de bater com a porta, deixar tudo como estava, não avançar mais. Mas, mais uma vez, e porque nunca é demais dize-lo, lá se encontravam no meu caminho os formadores a incentivarem e a apoiarem para não desistir, pois esta é uma fase complexa, diferente da anterior, pois os trabalhos a serem efetuados são inúmeros e exige-se uma completude que, por vezes, é assustadora.

Por isso, da minha parte, agradeço o empenho e o incentivo de todas as formadoras, para hoje não ser só a minha Vitória, mas sim a nossa Vitória.

Quero ainda, agradecer à Doutora Marina Alves, que foi quem efetuou a minha entrevista para aptidão de ingresso ao 12º ano e que nunca me abandonou ao longo de todo o processo.

Tenho a plena consciência que há muito mais a aprender, mas sinto que aprendi muito e com esta aprendizagem adquirida abarquei na minha bagagem uma experiência enriquecedora que me torna capaz de ir mais além nos conhecimentos da vida profissional e social e que as portas para novos projetos se abram. Este foi o principal motivo que me levou a decidir ingressar no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

O que tenho a dizer do Centro Qualifica AEPF? Em duas palavras penso que resumo tudo: Qualidade e Profissionalismo.

Em jeito de conclusão, deixo o meu agradecimento e os meus respeitosos cumprimentos à mesa de júri que validou o meu 12º ano.

José Teles