fbpx
Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais

Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais

No âmbito da estratégia nacional para o empreendedorismo, designada de StartUP Portugal, foi incluída a medida de apoios via lançamento de concursos para financiar startups, que visa dinamizar a capacidade empreendedora e fomentar as condições para a aceleração e o sucesso de novas empresas, apoiando o desenvolvimento do negócio por via de financiamento das suas atividades.

O objetivo específico deste concurso consiste em conceder apoios a projetos simplificados para startups. Os projetos de candidatura serão valorizados consoante a sua capacidade de incrementar o crescimento do negócio, sustentado no desenvolvimento de novos produtos ou serviços digitais que contribuam de forma positiva para a transição climática, devendo esta medida do PRR contemplar o apoio a, pelo menos, 3.000 startups, no período de abrangências do referido Programa.

O que se pretende?

Através de vouchers financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apoiar startups com fundos não reembolsáveis em: 

  • Atividades de I&D – Investigação e Desenvolvimento
  • Aquisição de serviços de incubação, aceleração ou consultoria
  • Contratação de recursos altamente qualificados

Destinatários

São elegíveis as startups, que assumam a forma de PME, de qualquer natureza ou forma jurídica, que tenham sido criadas há menos de 10 anos.

Objetivos

  • Apoiar startups que tenham ou queiram desenvolver modelos de negócio digitais e com forte componente verde, nomeadamente de elevada eficiência na utilização de recursos, que permitam reduzir os impactos da poluição, que fomentem a economia circular, que levem a novas soluções de produção energética e/ou se caracterizem pela utilização de dados abertos ou de inteligência artificial.
  • Aplicar em Recursos Humanos altamente qualificados, que contribuam para atividades de I&D ou na aquisição de serviços de incubação, aceleração ou consultoria.

Prazos e Procedimentos para a Apresentação das Candidaturas

A apresentação das candidaturas é realizada através de formulário eletrónico, disponível a partir de 25/11/2022, na página eletrónica do IAPMEI, no Balcão dos Fundos.

Leia na íntegra o Aviso de Abertura de Concurso no âmbito da medida “Vouchers para Startups – Novos produtos verdes e digitais”

Para mais informações
Bruno Fernandes | BrunoFernandes@capitaldomovel.pt | 910 505 710