fbpx

Passeio pela Cidade

Câmara Municipal de Paços de Ferreira
Inaugurada pelo Exmo. Senhor Presidente da República Dr. Jorge Sampaio a 20 de Maio de 1997, assinalando-se neste mesmo dia o quarto aniversário da elevação de Paços de Ferreira à categoria de Cidade. Obra de grande beleza arquitectónica e enquadramento, assume um diálogo permanente com o espaço envolvente, da autoria do Arqº. Paulo Bettencourt.

Monumento ao Móvel
Homenagem a todos aqueles que estão envolvidos no processo que transformou um pacato município rural num reconhecido centro de dinamismo económico através da indústria de mobiliário. Possuidor de elementos simbólicos dos operários como o malhete, a garlopa, o martelo, o compasso e o esquadro assumindo desta forma o esforço colectivo da perseverança e do engenho que estiveram na base do desenvolvimento do concelho, referenciando o trabalho de tantos homens a que a figura humana dá corpo único. Concepção do monumento esteve a cargo do Mestre José Rodrigues.

Parque Urbano
Conhecida até há bem pouco tempo como Estação de Leite e Lacticínios (Agrária), hoje o espaço de 195.000 m2 é ocupado, em grande parte pelo Parque Urbano de Paços de Ferreira, representando 4% da área total da freguesia. Neste Parque Urbano de cariz rural, considerado dos mais bem localizados a nível nacional, em pleno centro urbano, é possível o contacto com a natureza e o desenvolvimento de actividades ao ar livre, sendo ainda capaz de potenciar a socialização e de fomentar o aprofundamento da identidade colectiva.

Palácio da Justiça
O Palácio da Justiça foi inaugurado a 27 de Fevereiro no ano de 1972 e constitui o primeiro edifício público do poder central no concelho. Neste edifício encontram-se instalados diversos serviços: Tribunal, Notário, Cartório e Registo Civil, entre outros.

Biblioteca Municipal Prof. Vieira Dinis
Situada na antiga casa da Quinta do Pica Frio, que sofreu obras de remodelação e ampliação que estiveram a cargo do Arqº. José Firmino Meireles.
A Biblioteca é hoje, mais do que um edifício de leitura, é um espaço dedicado às novas tecnologias e à educação para a cultura. No seu átrio principal decorrem todos os meses exposições temáticas, abertas à população em geral. A Biblioteca dispõe ainda de um Auditório, por onde passam a maior parte das iniciativas culturais e recreativas que decorrem no concelho.

Monumento a Sílvia Cardoso

No ano de 1953, a 23 de Agosto, é inaugurada a estátua à D. Sílvia Cardoso Ferreira da Silva, com a presença do Cardeal Cerejeira, D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto e do Ministro do Interior. Nunca a Vila de Paços de Ferreira teve na sua história um dia como este; para cima de 20.000 pessoas de todo o País presenciaram a cerimónia.
D. Sílvia Cardoso nasceu na Casa da Torre, Paços de Ferreira, a 26 de Julho de 1882 e faleceu a 2 de Novembro de 1950 na mesma casa. O processo de canonização iniciou-se em 6 de Julho de 1984 tendo sido declarada Serva de Deus.

O Carvalho Secular
Maravilha gigantesca da natureza, pelo seu porte, copa rodada, sua sombra amiga, tornou-se um ponto de referência a Paços de Ferreira.

Estátua de Homenagem ao Dr. Leão de Meireles (1857 – 1918)

Homenagem pública e reconhecida, efectuada a 14 de Março de 1924. Filho ilustre da Casa da Fonte Fisca, na freguesia de Penamaior, médico respeitado e figura querida por todos os pacenses. Começou muito novo a mostrar o seu amor pela política. Republicano convicto assume após a implantação da república os destinos do Concelho. Foi nesta altura que a sede do concelho sofreu uma transformação completa; começou pela edificação dos novos Paços do Concelho, fundação do Hospital da Misericórdia, construção das escolas primárias, do quartel da G.N.R. entre outros. Desempenhou funções de administrador do concelho e presidente da Câmara Municipal, foi Deputado e Senador da República.

Piscinas Municipais
Paredes meias com o Parque Urbano e com o Estádio da Mata Real, as Piscinas Municipais constituem uma interessante estrutura em termos arquitectónicos pela forma como conjuga a versatilidade da prática desportiva e a relação e diálogo com a envolvente rural. De destacar o tecto interior das Piscinas, em traves de madeira, conferindo-lhe uma qualidade extrema.
Inauguradas em 2001, as Piscinas Municipais têm um tanque com medidas superiores à média nacional, 25 m de comprimento por 21 m de largura e pistas de 2,5 m. Por mês, a estrutura regista perto de 4 mil utilizações.

Pavilhão Desportivo Municipal
A funcionar desde 1982 o Pavilhão Desportivo Municipal de Paços de Ferreira assume-se, duas décadas depois, como uma estrutura indispensável à formação técnico-desportiva-pedagógica de atletas federados e não federados, das escolas e colectividades do concelho.
A dimensão estrutural que o Pavilhão atingiu faz dele dos melhores do país, equipado com todos os meios necessários à organização de competições europeias e mundiais. Por ano este espaço regista perto de 60 mil utilizações, sem contar com as valências do patinódromo, minigolfe e biblioteca/videoteca desportiva.